Guia de turismo x guia turístico: você sabe a diferença?

Antes de qualquer coisa, vale a pena ressaltar que muitas pessoas erram em pensar que guia turístico e guia de turismo são sinônimos. De antemão, podemos te dizer que eles se complementam, mas não se tratam da mesma coisa. Isso porque, quando utilizamos o termo guia turístico, nos referimos à cartilha, ao livro ou ao mapa que reúne informações acerca de um destino. Ou seja, trata-se de um material que os(as) turistas utilizam em uma viagem, já que ali eles(as) podem encontrar indicação de rotas, locais e dicas diversas. E é justamente por isso que o guia turístico complementa o trabalho de um(a) guia de turismo, profissional que orienta os(as) turistas em seus passeios e ao longo da viagem.

Classificações dos Guias de Turismo

-Guia regional
Atividades como recepção, traslado, acompanhamento e prestação de informações a turistas em itinerários ou roteiros locais para visita a atrativos turísticos fazem parte do escopo deste(a) profissional.

-Guia de excursão nacional
Possui habilitação para conduzir viagens interestaduais, administrando todo o percurso e acompanhando turistas durante o trajeto realizado em toda a América do Sul. Este(a) profissional também pode adotar o nome da agência de turismo responsável pelo roteiro.

-Guia de excursão internacional
Realiza as mesmas atividades do(a) guia de excursão nacional, mas para os demais países do mundo.

-Guia especializado(a) em atrativo turístico
Entre as suas atividades está a prestação de informações especializadas sobre determinado atrativo, seja ele natural, cultural ou turístico.

Cabe dizer que, independente da área de atuação, este profissional tem a nobre função de acompanhar, orientar e informar os(as) turistas, sejam brasileiros(as) ou estrangeiros(as), além de reforçar a cultura e os costumes do destino. Em outras palavras, seu papel é transformar uma viagem em um ambiente para aprendizado e, portanto, enriquecer ainda mais a experiência.

Outro ponto importante de seu trabalho é proporcionar segurança e conforto para os(as) viajantes. Sendo assim, sem sombra de dúvidas é um trabalho superimportante e que precisa ser cada vez mais valorizado, uma vez que, quando bem feito, estimula novas viagens e contribui para o desenvolvimento do turismo como um todo.

www.segueviagem.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-NOS

Facebook
Pinterest
WhatsApp
LinkedIn
Twitter