Como guia de turismo, você pode oferecer serviços para ajudar os turistas a descobrir as maravilhas da Paraíba
Sim, pode ser uma ótima oportunidade de negócio. A Paraíba é um estado com vários destinos turísticos, como as famosas praias de Tambaú, Jacumã, Coqueirinho, Baía da Traição, Barra de Camaratuba, bem como as cidades históricas de João Pessoa, Areia, Cabedelo e Campina Grande. Além disso, existem 12 regiões turísticas na Paraíba com atrativos naturais como parques e sítios arqueológicos, que encantam turistas de todo o país e do mundo.
É sempre válido lembrar que a pandemia afetou diretamente a atividade de guia de turismo pois, com a proibição de viagens, eventos e aglomerações, o setor ficou paralisado. Durante o período mais crítico, alguns guias se reinventaram e ofereceram serviços online, como tours virtuais, visitas guiadas por vídeo e sessões de Q&A, que são simplesmente respostas rápidas a perguntas, neste caso com a utilização das redes sociais.
Outros guias se adaptaram e “startaram” o turismo regional ou local oferecendo seus serviços das mais diversas formas, como passeios guiados, a pé e de bicicleta, de barco e até mesmo atraindo os turistas para vivenciarem experiências gastronômicas. Além disso, com esse impulso, muitos também estão se esforçando para usar as redes sociais com o intuito de se fazerem conhecidos.
Mas, afinal de contas, hoje, após a pandemia, com o retorno das atividades turísticas em todo o mundo, vale a pena ser guia de turismo? Quanto ganha um guia de turismo no Brasil, mais precisamente na Paraíba? A resposta é: vale, sim. Vale a pena ser guia de turismo! O salário de um guia de turismo depende da experiência, do local onde a pessoa trabalha, do perfil da empresa contratante e das habilidades específicas do profissional. De modo geral, o salário de um guia, varia entre R$1.200,00 a R$ 3.500,00, podendo aumentar de acordo com as habilidades e capacitações que agregam conhecimento e, consequentemente, destaque profissional.
O perfil do turista que vem à Paraíba, em geral, costuma ser de um viajante consciente interessado pelo turismo cultural, natureza e lazer e que está à procura de experiências autênticas, onde e pode apreciar a diversidade dos ecossistemas, da gastronomia, da música e da arte. Com esse perfil, muitos turistas buscam guias cadastrados e especializados, que tenham informações confiáveis e acesso a serviços de qualidade, pois estão dispostos a pagar um pouco mais por esse serviço, uma vez que acreditam que a experiência turística é mais segura com um guia qualificado.
Nesse caso, como se deve fazer para ser um guia de turismo? A resposta é simples; Faça um curso técnico em guia de turismo. Procure cursos oferecidos por universidades e escolas de turismo reconhecidas pelo MEC, que oferecem conhecimento básico e avançado na área. Aprender a falar línguas estrangeiras como o inglês é básico e poucos tem esse diferencial. Depois, com o diploma em mãos, cadastre-se no Ministério do Turismo como “guia” e obtenha certificado e carteira de guia de turismo com registro no Cadastur. Você também pode e deve se associar a entidades de classe como associações ou sindicato de guias.
Diante de tudo isso cabe refletir sobre a importância da profissão de guia de turismo na atividade turística na Paraíba, no Brasil e no mundo. Por isso quem almeja ser um guia e ter reconhecido seu trabalho como relevante nunca deve parar de estudar. A cada dia novas modalidades de turismo estão despontando no mercado, por isso cabe muito bem estudo continuo e qualificação.